Happening

"Tantos momentos que a gente se divertiu."

por: Marilia Nascimento

“Havia um cuidado artístico que abria uma perspectiva profissional para a arte da dança.”

Alguns anos atrás, antes de me mudar para Quebec, no Canadá, onde trabalho como nutricionista, fiz parte do Grupo de Dança Marília Nascimento, no Instituto de Yoga Elzi Nascimento, coordenado por sua filha, a professora Marília Nascimento. Para a produção dos espetáculos, ela contava com a colaboração de Wolf Maia, seu tio e diretor de teatro no Rio de Janeiro, que assinava uma direção geral. Havia um cuidado artístico que abria uma perspectiva profissional para a arte da dança, com coreografias de Acácio Gonçalves, de São Paulo, e da própria Marília.

Participei do grupo no começo dos anos 1980, eu devia ter mais ou menos dezoito anos. Não virei bailarina, mas a dança representou experiências importantes na minha vida. Ensaiávamos nos finais de semana, festejávamos, comemorávamos os aniversários e, no meio de tudo isso, fazíamos dança. Foram vários espetáculos apresentados, a maioria no Teatro Goiânia, e chegamos também a participar de festivais em Brasília.

Hoje, quando olho para trás, vejo tudo isso que aconteceu, tudo que a dança representou para mim naquela época. Mesmo não sendo bailarina, não trabalhando com dança, quanta coisa boa essa experiência me trouxe, de viver aquele momento, de trazer o prazer de dançar, de fazer amigos e de aprender a nos olhar. Tornamo-nos pessoas melhores com essa convivência e com os objetivos coletivos do grupo.

Agradeço por essa oportunidade, pois era uma turma maravilhosa. Com a dança, construí um círculo de amizade e fiz bons amigos!

Sobre o grupo

Grupo de Dança Marília Nascimento

O grupo nasce em 1979, dentro da Instituto de Yoga Elzi Nascimento. Em seus espetáculos predominava o Modern Jazz e recebia coreógrafos do Rio de Janeiro e Brasília, para trabalhar em parceria nos seus espetáculos.