Mvsika! Jazz

"O jazz foi minha fascinação na minha vida."

por: Ana Maria Alencastro Veiga "Sinhá"

Tivemos o privilégio de ver surgir – a partir do trabalho com as artes integradas e de todos os profissionais do Brasil e do exterior que convidamos como parceiros dos que aqui estavam engajados no ensino da
música e da dança – uma geração de alunos estimulada a ver, a viver e a produzir não só a base clássica
em toda a sua força, mas também outras possibilidades artísticas.

Na década de 1970, Carlota Portela e Alain Le Roy, em parceria com Ana Maria Alencastro Veiga Consort, realizaram a montagem de Alma do Jazz, cuja linguagem corporal trazia uma vibrante inovação. Além
disso, trabalhos na dança moderna foram criados
especialmente para o Mvsika! por Lourdes Bastos (Tema Jovem e Missa), Rodrigo Pederneiras (Multitons) e
Tarcísio Clímaco (Ensaio), na década de 1980, e por Henrique Rodovalho (Na Curva do Tempo), na
década de 1990.

As metodologias de Dalcroze e Laban, amplamente aplicadas na escola, a construção da percepção e de senso estético, proporcionada pelas aulas de artes plásticas e história das artes, por nomes como Shell Jr. e Selvo Afonso, e também as aulas de laboratório conduzidas por professores de teatro como Júlio Vann e Mazé Alves, contribuíram para que o movimento expressivo pudesse ser trabalhado extensamente em outros formatos e estéticas por coreógrafos convidados em trabalhos marcantes e ainda modernos mais de trinta anos depois.

Além de inicialmente organizar e, posteriormente, participar de festivais de dança locais, onde todos os estilos eram contemplados, a escola ainda sediou, por vários anos, as atividades do Grupo Solo, da bailarina Luciana Caetano, que ainda atua como professora de dança contemporânea.

Só posso me sentir honrada de ver quantos frutos
pudemos ver crescer no ambiente fértil que se
tornou o Mvsika!, de acompanhar o crescimento em quantidade e qualidade da dança em Goiânia e de
continuar trabalhando em prol da arte e da cultura, tanto em projetos sociais desenvolvidos pela escola, como o Dance Mais, como com nossos alunos regulares.

“Carlota Portela e Alain Le Roy, em parceria com Sinhá, realizaram a montagem de Alma do Jazz, cuja linguagem corporal trazia uma vibrante inovação.”

Sobre o grupo

Jazz do Mvsika Centro de Estudos

Iniciado em 1978, fez parte do projeto da escola de trazer coreógrafos do eixo Rio-São Paulo para desenvolver a dança moderna, em especial o jazz. O grupo era composto por professores, alunos e convidados.