Me deixe em paz

“Permitia que o espaço se tornasse um sítio de reflexão e criação em dança, mais livre e ousado.”

Um grupo que se cria por afetos em dançar e formar artistas dançantes…

O Grupo de Dança Filhos da Mãe surgiu em meados de 1992 e 1993 na antiga Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), atual Instituto Federal, a partir do encontro de desejos de dançar em diferentes gerações.

A iniciativa se deu com a entrada de Henrique Rodovalho, também coreógrafo da Quasar Cia. de
Dança
, na ETFG, como professor, visto que na instituição havia várias linguagens artísticas disponibilizadas aos estudantes como complemento de sua formação profissional, política, social e humana.

Na época, Henrique decidiu criar um grupo de caráter experimental com estudantes de diversos cursos técnicos, cuja proposta, para além das aulas de dança, principalmente contemporânea, permitia que o espaço se tornasse um sítio de reflexão e criação, mais livre e ousado em seus processos e na composição de suas obras cênicas.

Para os estudantes que atuaram ali, era o começo da realização de um sonho e da caminhada na área artística, pois ter o coreógrafo da Quasar como mestre e tutor era muito mais que praticar a dança, era a possibilidade de aprender a ser dançarino, artista e a fazer parte de um grupo de pessoas que faziam a diferença na dança em Goiânia.

A quase totalidade dos integrantes desse grupo não tinha experiência em dança contemporânea e em outros gêneros que compunham o pool de formação de um dançarino, como o balé e o jazz, mas havia um grande desejo de mergulhar de cabeça nesse novo campo de ação. Por isso, a partir desses encontros diversos, vários integrantes dos Filhos da Mãe decidiram abraçar a profissão e foram em busca de outras possibilidades de complementação de sua formação, atuando como integrantes de escolas, centros e em outras companhias existentes na cidade, vivendo intensamente uma rotina de aulas sob o olhar de outros profissionais da área.

Finalizado em 1996, teve em seu escopo uma produção de vários espetáculos e atuações performáticas realizados em espaços e teatros da cidade, incluindo o espetáculo da foto, Me Deixe em Paz. Além disso, os Filhos da Mãe foi um grupo experimental não só dentro da sala de ensaio da ETFG, mas na vida de vários estudantes que passaram por ele, como eu, Kleber Damaso, Juliana Carneiro, Tainã Moreira, Lavinia Bizotto, escolhidos pela dança para dar continuidade e hoje estão, de alguma forma, espalhados por diversos espaços produzindo dança e arte.

"Foi audacioso, foi inovador, um desafio."

por: Juliana Alves Carneiro

Sobre o grupo

Filhos da mãe

Surgiu em 1993, na antiga Escola Técnica Federal de Goiás, atual IFG. Com direção de Henrique Rodovalho o grupo era composto por jovens estudantes que faziam as aulas de arte/dança. Fizeram vários espetáculos participando de mostras de dança e do cenário cultural irreverente da cidade. Encerra suas atividades em 1996.