Este projeto compreende a constituição e publicização de uma cartografia da história e da memória da cena artística da dança na cidade de Goiânia, dos traços modernos à contemporaneidade.

Um convite para olhar a dança e enxergar suas características e prerrogativas. O objetivo perpassa o mapear, o conhecer e o delimitar o campo e a dimensão contextual e artística da dança, entendendo como fundamental reconhecer e conhecer as produções da área e suas espessuras artísticas constituídas ao longo das décadas.

A primeira etapa deste extenso projeto compreendeu a constituição de um acervo cujo recorte foi da década de 1970 até a primeira década dos anos 2000, e elegeu-se um conjunto de grupos independentes e/ou movimentos que provocaram o surgimento e inserções das estéticas moderna e contemporânea na capital.

Essa etapa se concretizou em três ações: uma exposição fotográfica sobre esse recorte, contendo vinte e três imagens escolhidas por curadoria composta pelas pesquisadoras do projeto; a transposição desta para o suporte digital nesse sítio eletrônico; e a produção de registro/acervo sobre a História da Dança na cidade, concebido a partir da realização de quatro encontros/conversas sobre a temática e com partícipes desta história, gravados em parceria com uma empresa de vídeo.

A ideia do projeto é ressaltar as diferenças e os diferentes modos de se fazer e se apresentar essas danças/estéticas conhecendo e identificando as contaminações de gerações de artistas, professores, trabalhadores da dança em geral. Assim, o Olhares pra Dança seguirá na produção de mapeamentos que configuram impressões sobre gerações de artistas da dança na cidade de Goiânia.

Ficha técnica

  • Integrante do ¿por quá? grupo de dança, desde 2004, onde desenvolve pesquisas acerca da dança-acontecimento e arte do encontro. Integra o Fórum de Dança de Goiânia. Criou o arranjo criativo Ma1s Um Baú de Ideias que trabalha com produção e gestão de iniciativas que semeiem a autonomia, o encontro e a transformação do mundo nos acolhe. Em 2014, fundou a casAcorpO, lugar que atua como dispositivo para artistas, grupos e iniciativas e se configura como um sistema de trabalho e criação crítico-profissional de desejos e afinidades. Co-cria e co-produz desde 2012 a intervenção POR ACASO_tardes de improviso e no último ano, 2016/17, iniciou projetos nos eixos de memória e formação, conhecidos respectivamente como Olhares pra Dança e reToque. É licenciada em Educação Física (PUC/GO, 2007) com especialização em Filosofia da Arte (IFITEG/GO, 2010) e Pedagogias da Dança (PUC/GO, 2010).

  • Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG, Campus Aparecida de Goiânia. Integrou o Projeto de Criação da Licenciatura em Dança e foi a coordenadora do curso até início de 2016. Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (2010), com investigação nas interfaces entre a História e a Dança a partir da constituição da prática artística de dança na cidade de Goiânia.
    Criadora e diretora do ¿por quá? grupo de dança e fundadora e gestora da casAcorpO, espaço que promove o encontro entre artistas e a interação cultural com a cidade.

  • Licenciada em Educação Física pela Universidade Gama Filho, possui formação técnica em Dança Contemporânea e Educação Somática pela atual Faculdade Angel Vianna. É líder do laboratório de pesquisa interdisciplinar em Arte da Cena - LAPIAC/FEFD/UFG. Membro-fundadora do Fórum de Dança de Goiânia e editora setorial das revistas Pensar a Prática e Arte da Cena (UFG). Atualmente é coordenadora de estágio do Pibid/Dança e professora associada da UFG, atuando nos cursos de Dança e Teatro.

  • Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 2009 procura trabalhar com a comunicação voltada ao segmento cultural.
    Cursa Produção Cênica do ITEGO em Artes Basileu França e desde então já teve oportunidade de participar de diversos festivais. Atualmente trabalha como produtora cultural e assessora de imprensa da casAcorpO. Como projetos pessoais está a idealização, produção e assessoria de imprensa do projeto audiovisual Banda Toca Banda (2016) e a produção da banda Quinta Suspensa.

  • Empreendedor criativo, consultor e designer de marcas & serviços. Atualmente mora em Goiânia e atua profissionalmente em Goiânia, Brasília e São Paulo. É colaborador do Casulo Moda Coletiva e residente/co-fundador do espaço compartilhado Volume570. Hoje seu principal projeto é o Marcas_dePropósito, consultoria focada em desenvolvimento de novos negócios com mais propósito e autenticidade. Também ministra o curso Você&SuaMarca.

  • Iniciou sua carreira em 2003 no curso técnico de teatro. Neste período entra para o panorama artístico da cidade com atriz, trabalhando com grandes nomes do cenário artístico Goiano. Em 2011 ingressa na faculdade de Direção de Artes da Universidade Federal de Goiás (UFG), fazendo com que se aventure em produções culturais paralelas ao teatro, anexando ao seu currículo importantes trabalhos como dramaturga e produtora cultural.

  • Formada em administração, Cecília Kanda atua na área de produção de eventos desde 1999. Já participou de diversas produções, como a Feira Eco Cultural do Cerrado, parcerias na casAcorpO, Mostra Itinerante de Arte Insensata BH em Goiânia e produção executiva espetáculo Q.Q.ISS!? Grupo Sonhus Teatro Ritual.

  • Trabalha na empresa Onest, que auxilia agências e estúdios de design com soluções em front-end e back-end wordpress. Um dos principais valores da Onest é a responsabilidade, o respeito aos prazos e etapas, sempre com uma comunicação transparente e eficaz.

  • Arquiteto de formação, atualmente vem experimentando trabalhos nas artes visuais, percorrendo a pintura, colagem, fotografia, stencil e arquitetura.

  • Formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e especialista em Direitos Ambientais e Terceiro Setor. Atua também como assessora e consultora jurídica.

  • Pesquisadora, professora universitária e Pós Doutora em Artes e Culturas Visuais. Formou em fotografia na Escola de Fotografia Rosary Esteves (GO) e estudou cinema na Maison du Cinema. Teve três curtas Selecionados no Art Film Festival em Ásolo na Itália. São eles: É Isso (2015), Conhecer para Preservar (2015) e Hiperbólicos Burgos (2016). Atualmente está à frente da Hasta Siempre Docs.

  • Bacharela em Língua Portuguesa e Linguística, especialista em História Cultural: poder, imaginário e identidades e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás. Atua como microempreendedora na empresa Escrita Simples. Entre os serviços prestados, estão os de edição, preparação e revisão, normalização de trabalhos acadêmicos e padronização de livros e periódicos.

Realização

Apoio Institucional

Colaboração

Apoio cultural