Pertencemos talvez à categoria das sonhantes, andarilhas e utópicas.

Nos sentimos perto das pessoas intensas que não separam a vida da arte e de suas obras. Acreditamos com potência naquilo que fazemos e o fazemos com desejo, afeto, incorporando inclusive a vertigem de alçar voos sem medo das quedas, das lacunas e dos contrários.
Para nós, o OPD hoje se transforma numa marca, em uma assinatura. Carrega posturas e modos de trabalho e de trabalhar que configuram existências resistentes, insistentes, afirmativas e provocativas de produzir danças, histórias, memórias, acervos. Essa marca possui um acervo próprio, fruto das pesquisas já realizadas por suas gestoras. Entretanto, transborda e amplia seu propósito ao se apresentar e se oferecer como um modo de fazer e existir danças.
Por isso fazemos o convite para a tarefa colaborativa de construir juntas, aquilo que ainda pode vir a ser, em um potente devir. Além de estarmos abertas a receber doações de acervos pessoais do campo da dança, particularmente, os que compreendem os nossos recortes, gostaríamos de enriquecer e ampliar as possibilidades. Assim, gostaríamos de te convidar a trazer o seu projeto de constituição de acervos e produção de recortes para somarmos e compor o OPD.
O objetivo nosso é fortalecer o processo de democratizar trocas e produções. Poder aprofundar, refletir e criar intercâmbios. Um trabalho de composição e reconhecimento que se dá na experiência e na coletividade. Talvez manter os sentidos conectados e abertos para o inusitado. Ser impactadas por descobertas. Por revisitar o percurso. Por cores, tessituras e silêncios. Por margens e vazios.
Nosso ofício será permanentemente o de distender, aproximar, democratizar, aprender e ensinar em uma perspectiva participante e de resistência, pois a arte é feita de nossa carne e engajamento. Um trabalho despretensioso por vezes, e insurgente e ousado por outras.
Esse portal também terá a função de fazer ressoar as vozes anônimas, coletivas e singulares, de discursos anticoloniais, de histórias invisíveis, poéticas e que queremos fazer trans-bordar. Latentes de sons, murmúrios e caminhadas. Pode ser até uma espécie militante. E é. Nosso meio errante, friccionadas por entre paisagens, afectos, convívios, diferenças e abraços fraternos. Também denunciantes, indignadas, resistentes, artistas…
Somos nós… e você? Quer vir conosco?

Ficha técnica

  • Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG, Campus Aparecida de Goiânia. Integrou o Projeto de Criação da Licenciatura em Dança e foi a coordenadora do curso até início de 2016. Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (2010), com investigação nas interfaces entre a História e a Dança a partir da constituição da prática artística de dança na cidade de Goiânia.
    Criadora e diretora do ¿por quá? grupo de dança e fundadora e gestora da casAcorpO, espaço que promove o encontro entre artistas e a interação cultural com a cidade.

  • Licenciada em Educação Física pela Universidade Gama Filho, possui formação técnica em Dança Contemporânea e Educação Somática pela atual Faculdade Angel Vianna. É líder do laboratório de pesquisa interdisciplinar em Arte da Cena - LAPIAC/FEFD/UFG. Membro-fundadora do Fórum de Dança de Goiânia e editora setorial das revistas Pensar a Prática e Arte da Cena (UFG). Atualmente é coordenadora de estágio do Pibid/Dança e professora associada da UFG, atuando nos cursos de Dança e Teatro.

  • Integrante do ¿por quá? grupo de dança, desde 2004, onde desenvolve pesquisas acerca da dança-acontecimento e arte do encontro. Integra o Fórum de Dança de Goiânia. Criou o arranjo criativo Ma1s Um Baú de Ideias que trabalha com produção e gestão de iniciativas que semeiem a autonomia, o encontro e a transformação do mundo nos acolhe. Em 2014, fundou a casAcorpO, lugar que atua como dispositivo para artistas, grupos e iniciativas e se configura como um sistema de trabalho e criação crítico-profissional de desejos e afinidades. Co-cria e co-produz desde 2012 a intervenção POR ACASO_tardes de improviso e no último ano, 2016/17, iniciou projetos nos eixos de memória e formação, conhecidos respectivamente como Olhares pra Dança e reToque. É licenciada em Educação Física (PUC/GO, 2007) com especialização em Filosofia da Arte (IFITEG/GO, 2010) e Pedagogias da Dança (PUC/GO, 2010).

  • Empreendedor criativo, consultor e designer de marcas & serviços. Atualmente mora em Goiânia e atua profissionalmente em Goiânia, Brasília e São Paulo. É colaborador do Casulo Moda Coletiva e residente/co-fundador do espaço compartilhado Volume570. Hoje seu principal projeto é o Marcas_dePropósito, consultoria focada em desenvolvimento de novos negócios com mais propósito e autenticidade. Também ministra o curso Você&SuaMarca.

  • Arquiteto de formação, atualmente vem experimentando trabalhos nas artes visuais, percorrendo a pintura, colagem, fotografia, stencil e arquitetura.

Realização

Apoio Institucional

Colaboração

Apoio cultural